segunda-feira, 11 de junho de 2012

Os bueiros das Telecom


O retrato da situação atual das Telecom no Brasil é feio. O acesso à telefonia não foi universalizado, a qualidade dos serviços celulares é péssima e o mesmo ocorre com prestação de serviços Internet. 

A gestão atual das empresas operadoras do setor, em nome de garantir os ganhos dos seus acionistas e altos executivos, desconsidera completamente os seus compromissos de concessionárias de serviços públicos.

Um espaço que antes se prestava à complementação da formação de profissionais do setor está minguante diante das políticas de aquisição de soluções tecnológicas em pacotes fechados, sem avaliações preliminares de desempenho e sem oportunidades para o desenvolvimento e formação de massa crítica dos técnicos que atuam em Telecom no Brasil.

Pagamos por um modelo que já explode aqui e acolá, como acontece com os bueiros das empresas de energia elétrica e de gás. São os bueiros das Telecom.

Ninguém é responsável. A sociedade reclama, mas é ela quem paga pelo prejuízo através do Estado que se vê obrigado a colocar mais dinheiro no setor. Representantes das empresas vêm a público dizer que estão fazendo o possível, que a situação será contornada em pouco tempo etc., e a vida segue.

Registrei outras observações sobre este assunto no texto: Operadoras de Telecom: elas não estão aí para incluir ninguém

Nenhum comentário:

Postar um comentário